Cultura

APPACDM de Coimbra arrecada prémio “Criar Para Inovar”

Fotografia cedida por Catarina Santos

Iniciativa conimbricense é condecorada em evento online. Novo projeto de integração visa promover dignidade da pessoa com deficiência intelectual. Por Carolina Costa e Julia Floriano

Foi no dia 3 de novembro que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM) esteve presente no encontro virtual “Criar Para Inovar”. A associação saiu vencedora do evento com o projeto “A Cultura Também É Para Nós”, criado pelas terapeutas de fala Ana Catarina Santos e Ana Mendes. com o propósito de promover a integração de pessoas com deficiência intelectual no meio da sociedade.

As profissionais evidenciam a importância do acesso à cultura e às artes para todos os cidadãos. “A Cultura Também É Para Nós” acredita nas possibilidades transformadoras que podem ocorrer nas vidas de pessoas com deficiências intelectuais, destacam as terapeutas.

Realizado pela HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, o evento contou com presença de outras associações. Segundo a presidente da instituição, Helena Albuquerque, “este prémio destinava-se a apoiar projetos de inovação na área da deficiência intelectual”.

Promove-se, portanto, saídas culturais a museus e outros espaços e, de acordo com Ana Catarina e Ana Mendes, foi possível perceber uma maior abertura das outras pessoas e maior interesse em contribuir para o sucesso deste projeto. As organizadoras utilizaram uma estratégia que permite maior compreensão do conteúdo dos espaços. A chamada “Leitura Fácil” consiste na transformação para uma “linguagem simples”, explicam. 

Para as terapeutas, o sucesso deste projeto e a consequente premiação, leva a que se crie uma maior abertura. Portanto, para que as pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais tenham as mesmas condições e que consigam beneficiar de experiências é necessário que haja um incentivo a projetos como este, concluem.  

Fotografia cedida por Catarina Santos
To Top