Ensino Superior

AAC quer passar “Das Palmas à Ação”

José Miguel Couceiro

Projeto tem como objetivo beneficiar CHUC e profissionais de saúde. Processo de contribuição passa por site oficial de ‘crowdfunding’. Por Maria Monteiro

A Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou ontem uma nova campanha de solidariedade, batizada de “Das Palmas a Ação” e que decorre durante o mês de maio. Segundo o presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), Daniel Azenha, esta ação surgiu no sentido de angariar fundos para auxiliar o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) no combate da pandemia de covid-19.

A ideia de promover uma ação solidária, segundo Daniel Azenha, “surgiu de uma grande vontade de intervir e ajudar por parte dos dirigentes da AAC”. O projeto foi lançado “com o apoio de todas as estruturas da casa” e ajudar os profissionais de saúde do CHUC foi o que, à luz do dirigente, “pareceu que ia ter mais impacto na ajuda”. “Não nos podemos esquecer da ligação que os hospitais têm com a Universidade de Coimbra (UC), com os estudantes e obviamente com a AAC”, contou o presidente da DG/AAC.

Para Daniel Azenha, envolver os estudantes da AAC numa campanha de cariz solidário como esta “é importante no sentido de passar uma mensagem de responsabilidade à comunidade”. Para o presidente da DG/AAC, “os jovens são os que lidam melhor com situações como esta”, e, por isso, devem ser o exemplo de que “pequenas ações podem fazer a diferença”. 

O sistema de doações vai passar por um site oficial de ‘crowdfunding’, e assim que “se chegar ao objetivo, ou caso se ultrapasse o objetivo, vai ser doado diretamente aos hospitais”, explicou Daniel Azenha. O dirigente confessa que apesar de saber  “que nem todas as pessoas podem dar a mesma quantia”, o que a AAC “quer acima de tudo é o apoio de toda a comunidade académica e de Coimbra”,

Quanto à expectativa para esta ação solidária, Daniel Azenha admite que “é bastante positiva” acima de tudo pelo ‘feedback’ que recebeu depois do lançamento da novidade. “Não sei o valor que vamos conseguir angariar, mas deixa-me satisfeito ver todas as estruturas da AAC interessadas em ajudar”, declara o presidente da DG/AAC. 

To Top