Regimes de avaliação efetuados por meios digitais. Pausa letiva da Queima das Fitas passa a integrar o período letivo. Por Leonor Garrido
A Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje em comunicado que vai suspender todas as atividades letivas presenciais até ao final do ano letivo 2019/2020, devido à situação provocada pela pandemia da Covid-19. A promoção do ensino à distância permanece pelos métodos digitais.
Por despacho reitoral determinou-se que todos os regimes de avaliação vão igualmente ser transmitidos para meios digitais. Além desta medida, foi decidido que o calendário escolar do ano letivo em curso vai manter-se, com exceção ao período da pausa letiva da Queima das Fitas, de 11 a 15 de maio, que passa a integrar o período letivo.
Estas decisões foram tomadas tendo em conta as orientações provenientes da Direção Geral da Saúde e têm como objetivo prever e conter a propagação da doença causada pelo novo coronavírus. No comunicado, a UC anuncia que “tendo sido prorrogado estado de emergência, não é previsível que venham a estar reunidas as condições que permitam retomar as atividades letivas em regime presencial até ao final do ano letivo em curso”.
A instituição acrescenta que, “decorrente da incerteza instalada, a estabilidade emocional de toda a comunidade académica deve ser considerada um valor maior”. A necessidade de todos os estudantes, nacionais e internacionais, serem tratados de igual forma teve também peso na decisão de planificar de forma antecipada o que resta do ano letivo.
Atualizado às 21h43.
