Cidade

NEPCESS/AAC promove voluntariado no Centro de Dia Ateneu

Arquivo

Pelo segundo ano consecutivo, NEPCESS/AAC cria laços entre estudantes e “avós”. Presidente do núcleo aponta que única crítica é a reticência de alguns idosos. Por Carina Costa e Filipe Silva

O projeto de voluntariado “Apadrinha um Avô” resultou de uma parceria entre os estudantes do Núcleo de Estudantes de Psicologia e Ciências de Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC) e o Centro de Dia Ateneu, que os recebeu. A iniciativa consiste na organização de grupos de três voluntários que se comprometem a fazer atividades com a população mais idosa.

Iniciado no ano letivo anterior, o projeto tem um balanço “bastante positivo e as únicas críticas que surgiram são relativas à postura de alguns idosos”, expõe Thaís Alexandra, presidente do NEPCESS/AAC. Lamenta que “nem todos os seniores tenham a mesma abertura para a realização das atividades”. Contudo, considera que grande parte da geração mais velha gosta da interação com os voluntários.

Os estudantes são acompanhados desde o princípio, com reuniões em que se expõem os objetivos, se partilham ideias de atividades e, caso necessário, materiais para as mesmas. A presidente frisa que “os voluntários têm liberdade para decidir o que vão fazer em cada visita”. Desta forma, os estudantes debatem com o NEPCESS/AAC sobre as atividades que queiram realizar.

O propósito da iniciativa do NEPCESS/AAC é levar mais dinamismo ao Centro de Dia Ateneu, onde está a geração “mais esquecida”, e tornar o envelhecimento mais ativo. Thaís Alexandra explica que ainda não conseguiram avançar com um projeto semelhante voltado a crianças, pois existe um entrave em termos de “autorizações e demasiadas burocracias”.

As inscrições para o voluntariado, disponíveis até 17 de fevereiro, são feitas através de um formulário ‘online’ em que os estudantes, a par das informações pessoais, expõem as disponibilidades de horário. Após este processo, os inscritos são contactados para as reuniões iniciais.

To Top