Cultura

“Chicago Boys”: Liquidâmbar exibe documentário que desperta para a realidade do Chile

Beatriz Monteiro Mota

Grupo Chilenos en Coimbra pretende chamar a atenção dos portugueses para as greves e protestos no Chile. Estabelecimento tem como propósito promover a multiculturalidade. Por Beatriz Monteiro Mota

O Liquidâmbar volta a ser palco e promotor da cultura, desta vez com a exibição do documentário “Chicago Boys”, no dia 11 de fevereiro pelas 18h30. O evento é uma iniciativa do grupo Chilenos en Coimbra e vai contar com um debate centrado no tema da crise do Chile.

Nestor Canales, membro do grupo Chilenos en Coimbra, informa que a ideia surgiu com base no atual sistema neo-liberal do Chile. “Queremos chamar a atenção dos portugueses para as constantes greves e protestos”, elucida. Além do sistema político, o documentário aborda ainda os sistemas social e económico do país.

O proprietário do estabelecimento que acolhe esta atividade, Jorge Gouveia Monteiro, explica que “esta iniciativa é humanitária do ponto de vista cultural e cívico”. Defende a importância de debater o mundo, as suas crises e evoluções e explica ainda que o Chile lhe é um país “especialmente querido”, pela situação complicada que atravessa.

Após a exibição do documentário, o Liquidâmbar vai surgir como espaço de debate acerca do tema abordado. Jorge Gouveia Monteiro esclarece que os espectadores vão poder fazer apreciações sobre “o período experimental do choque da crise que este país representou para todas as pessoas do mundo”.

O proprietário partilha que um dos objetivos do estabelecimento é promover a multiculturalidade e a capacidade de acolhimento na cidade e no próprio Liquidâmbar. “Coimbra vive um momento favorável em que muitos estudantes e pessoas de outras partes do mundo se deslocam para cá. Por boas e más razões, por exemplo, brasileiros que fogem da pré-ditadura bolsonariana e que encontram aqui um local onde podem discutir os seus problemas”, explicita.

To Top