Cidade

Coimbra em Alerta Vermelho devido a ventos fortes

isabel pinto

GNR sugere que não se saia de casa. Danos causados pela depressão Elsa verificam-se por todo o distrito. Por Isabel Pinto e Maria Salvador

Foi ontem ativado o Plano de Emergência pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). A estender-se até às 23h59 de amanhã, dia 20 de dezembro, a decisão visa “garantir a mobilização rápida e eficaz de meios e recursos nas ações de proteção civil”, como se lê no ‘website’ da CMC. Os avisos meteorológicos abrangem todo o país e devem-se, de forma geral, a vento e precipitação fortes. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, encontram-se sete distritos em Alerta Vermelho, entre eles, Coimbra.

O mau tempo tem sido provocado pela depressão Elsa e os estragos que se sentem na cidade são transversais a todo o distrito. O operador da sala de situações da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra, cabo Barata, informa que, entre tantas ocorrências, a disponibilidade é pouca. Destaca a probabilidade de inundações e a queda de árvores, que, além de serem um risco por si só, podem danificar fios elétricos ou viaturas.

O operador da GNR alerta a população para evitar sair de casa. Caso seja necessário, deve privilegiar as vias principais porque oferecem menor risco de queda de árvores. Embora tenha havido grande número de participações, até ao momento, não se tem conhecimento de nenhuma grave.

To Top