Ação é realizada em prol de estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas. Bilhetes ainda estão disponíveis. Por Gustavo Freitas
António Zambujo, André Sardet e Luís Travassos participam nesta terça-feira no Convento São Francisco, pelas 21h30, no palco do Concerto Solidário. O evento, organizado pelo Instituto Universitário Justiça e Paz, é realizado a fim de manter e divulgar o trabalho do Fundo Solidário de Coimbra.
Todo o dinheiro arrecadado na X Semana Solidária, que tem como lema “Existir para ninguém desistir”, vai ser investido em ações de manutenção de estudantes no Ensino Superior. A coordenadora do Fundo Solidário, Raquel Azevedo explica que “todos os anos se promove esta semana para alertar para a questão dos estudantes com dificuldades económicas”.
O Instituto Universitário Justiça e Paz e o Fundo Solidário contam com o apoio da Universidade de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, da Cáritas Diocesana de Coimbra e do Centro de Acolhimento João Paulo II. Raquel Azevedo esclarece que a ação é em rede “para não haver duplicação de apoios não só económicos, mas também alimentares, de alojamento, de integração e aos estudos”, acrescenta.
Neste ano letivo, 30 alunos já estão sendo beneficiados pelo projeto. “Anualmente, são acompanhados, em média, cerca de cem de estudantes. Mas o nosso objetivo é chegar ao máximo de pessoas que precisam de apoio para não abandonar o ensino superior”, acrescenta a coordenadora.
A organização do evento espera receber esta noite cerca de mil pessoas. Os bilhetes ainda estão à venda na bilheteira do Convento São Francisco ou pela internet e custam 18 euros. Como parte da X Semana Solidária, também vai ser realizado o Jantar Solidário, que acontece no próximo dia 27 no Restaurante do Instituto Universitário Justiça e Paz.
