Desporto

Secção de Judo da AAC conquista quinto lugar na Europa League

Fotografia gentilmente cedida pela Secção de Judo da AAC

Estudantes chegaram às meias finais. Responsáveis ficaram satisfeitos com o desfecho do evento. Por Simão Moura

No passado domingo, dia 17, a equipa feminina da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) obteve o quinto lugar na sua estreia na ‘Europa League’. Na prova, que se realizou em Odivelas, as estudantes perderam apenas para o Udjik Slavija, da Sérvia e para as russas do Krasnodar.

O responsável pelas notas de imprensa da SJ/AAC , Gustavo Andrade, explicou que as equipas se defrontam num encontro em que “são disputados cinco combates entre cada formação”. Comenta ainda que esta prova é de um “escalão secundário” em relação a outras, mas não deixa de sublinhar a sua importância.

Quanto ao desempenho da equipa da Académica, Gustavo Andrade descreve-o como “um belo percurso”. Na meia-final as judocas encontraram as sérvias do Udjik Slavija, que venceram os dois primeiros combates, mas conseguiram recuperar e empatar. “No quinto combate, Patrícia Sampaio conseguiu projectar a sua adversária e a equipa de arbitragem atribuiu a pontuação máxima (‘ippon’). No entanto a decisão foi revertida para pontuação intermédia (‘wazari’). Numa manobra semelhante, a atleta sérvia venceu a partida”, conta o membro da secção de judo.

No combate para disputar o terceiro lugar da competição a Académica voltou a perder, desta vez contra o Krasnodar, da Rússia. “Foi um pouco agridoce, mas apesar de tudo foi um resultado bastante bom”, confessa Gustavo Andrade.

Os estudantes da Universidade de Coimbra também marcaram presença nas bancadas. A secção organizou uma viagem de autocarro para levar mais de 50 familiares, amigos e colegas a Odivelas. O responsável da SJ/AAC destaca que o apoio não passou despercebido e chamou à atenção da União Europeia de Judo , que fez questão de o mencionar na sua página oficial.

To Top