Ciência & Tecnologia

FMUC premiada no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

Fotografia cedida por Cristina Pinto

Investigadores da UC premiados em quatro das seis categorias a concurso. Estudantes também integraram equipas responsáveis. Por João António Gama e Francisca Soeiro

“Poster de Investigação”, “Comunicação Oral de Investigação”, “Comunicação Oral de Revisão” e “Poster de Revisão” foram as categorias conquistadas pelos investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). O 28ª Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas decorreu em Lisboa nos passados dias 14, 15 e 16 de novembro.

Um dos trabalhos intitula-se “Cárie dentária e Diabetes mellitus tipo 1: revisão sistemática e meta-análise”.A orientadora deste projeto, Eunice Carrilho, conta que a prevalência de cáries é mais comum nos doentes com diabetes tipo 1 e por isso refere que “é importante fazer-se um diagnóstico precoce associado à avaliação do perfil de risco de doente”.

O trabalho “Eficácia das terapêuticas da hipersensibilidade dentinária – revisão sistemática/análise de follow up”,também coordenado por Eunice Carrilho, levou para casa o prémio na categoria de “Comunicação Oral de Revisão”. Lembra que, “por detrás deste projeto, se deu uma enorme recolha de artigos e estas revisões sistemáticas nunca são trabalho de uma ou duas pessoas. A colaboração que temos é indispensável”.

Quando questionada sobre a importância deste projeto, a coordenadora conta que “a hipersensibilidade dentinária é uma das patologias dentárias mais associadas com a dor e com menor sucesso no tratamento”. Explica que muitos dos produtos comercializados para o tratamento da hipersensibilidade dentária não produzem os efeitos desejados. Refere também a pertinência em avaliar quais os tratamentos mais eficazes, quer na aplicação no consultório pelo médico dentista, quer em casa pelo doente.

No segundo projeto estiveram envolvidos dois alunos do ensino pré-graduado. A investigadora reconhece que “trabalharam imenso, além de já terem bastante trabalho com o seu último ano de curso. São co-autores e também é muito gratificante para eles”.

Francisco do Vale e João Miguel Santos, investigadores da UC, coordenaram os outros dois trabalhos galardoados neste Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, nas categorias de “Poster de Investigação” e “Comunicação Oral de Investigação”, respetivamente. O Jornal A Cabra não conseguiu entrar em contacto com nenhum dos dois.

Fotografia de destaque: (da esquerda para a direita) Miguel Pimenta, João Peça, Diana Sequeira, João Miguel Santos, Patricia Quaresma, Mariana Rodrigues, Francisco do Vale, Tiago Nunes, Eunice Carrilho, Miguel Marto, Anabela Paula

To Top