Grupo Bíblico Universitário realiza ciclo de conferências em Coimbra. Evento promove diálogo e reflexão sobre a fé cristã. Por Luísa Tibana
Na próxima semana, dos dias 11 a 15 de novembro, chega a Coimbra “Versus”, quarta edição do ciclo de conferências “Deus? Só Visto!”, organizado pelo Grupo Bíblico Universitário (GBU) em parceria com o Clube Filosófico do Porto. O evento ocorre tanto no Centro Comercial Avenida como no Instituto Universitário Justiça e Paz.
A presidente do GBU em Coimbra, Ana Raquel Machado, afirma que o evento consiste numa “série de palestras e um debate”, cujo principal objetivo é “promover o diálogo e a reflexão sobre a fé cristã na sociedade em que se vive hoje”.
Em Coimbra, o evento conta com uma programação e horário diferentes para cada dia e vai ser realizado, também, em locais diferentes. Nos dias 11 e 15, decorre no 4º piso do Centro Comercial Avenida, às 20 horas e 20h30, respetivamente. Já nos dias 12, 13 e 14, vai ter lugar no auditório do Instituto Universitário Justiça e Paz, às 20h30.
Na segunda-feira, a conferência com visionamento de um filme é direcionada aos estudantes internacionais. A programação de terça-feira conta com uma mesa redonda com três filósofos ateus e três cristãos. A presidente revela que a conversa é conduzida sem conflitos e tem como objetivo “mostrar aos estudantes ambas as realidades e levá-los à reflexão”.
Ana Raquel Machado conta que, nos dias 13 e 14, vão ocorrer palestras de Michael Ots, escritor e palestrante britânico, sobre as questões: “Será um mundo sem religião realmente melhor?” e “Será que a fé é mais do que uma ilusão?”. O ciclo termina, na sexta-feira, com um concerto do artista TOTA no Café Brasil.
O GBU existe tanto a nível nacional quanto internacional e as conferências, desde 2015, são realizadas nas três maiores universidades de Portugal: Coimbra, Porto e Lisboa. É direcionado a estudantes universitários e, segundo a presidente, além de eventos como o “Versus”, realiza reuniões e palestras todas as semanas.
Ana Raquel Machado espera que o evento inspire estudantes a investigar mais sobre o assunto. “Ficaremos bastante contentes em integrá-los ao nosso grupo”, complementa.
