Ensino Superior

SDDH/AAC condena convívio de tertúlia de Direito

Arquivo

Jogo suscitou manifestação da SDDH/AAC. Órgão questiona justificar violações aos Direitos Humanos como seguimento de tradições. Por Gabriel Rezende

A Secção de Defesa de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (SDDH/AAC) condenou, numa publicação no Facebook, as atividades propostas pela tertúlia Capas & Kopos. Estas estariam inseridos num convívio organizado pela tertúlia e que decorreu na passada terça-feira, 1 de outubro.

Uma das atividades consistia na “oferta de bebidas – shots, às raparigas, em troca de performances de cariz sexual”. O ‘flyer’ publicado na página da Tertúlia Capas & Kopos alertava ainda para o facto de a oferta de bebidas ser “válida apenas para as meninas”. Após denúncias feitas junto à rede social estadunidense, a publicação foi removida da página.

No cartaz, a que o Jornal A Cabra teve acesso, descreviam-se desafios de cunho sexual, como beijar um membro da tertúlia Capas & Kopos a fim de ganhar um ‘shot’. O desafio com maior retorno, cujo prémio era a oferta de cinco ‘shots’, exigia que as mulheres mostrassem as mamas durante o convívio.

No entendimento da SDDH/AAC, a atitude representa uma violação aos princípios defendidos pela constituição portuguesa. “O que o presente ‘jogo’ [sic] propõe é a subordinação e objetificação da mulher em relação ao homem, na medida em que serão elas a realizar as performances”, continua.

A SDDH/AAC considera ainda que o invocar “das palavras TRADIÇÃO / ESPÍRITO ACADÉMICO [sic] não podem ser, em situação alguma, banalizada e mascarada de sucessivas violações aos Direitos Humanos”. Alerta ainda para o facto de o caso estar “longe de ser o único indicador de violação de Direitos Humanos dentro da Academia”.

[Artigo atualizado às 19h40 de 5 de outubro]

To Top