Ensino Superior

Arquitetura como propaganda Salazarista: o novo livro do CEIS20

Cátia Beato

CEIS20 lança 26º caderno. Publicação explora relação entre arquitetura e propaganda salazarista. Por Antónia Fortunato

“Monumentos do Salazarismo: Curta-metragem retrospetiva” é o título da mais recente publicação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), apresentada esta terça-feira na capela do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ). A sessão contou com a presença do vice-reitor, Delfim Leão, o coordenador do CEIS20, António Rochette, e o diretor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, José António Bandeirinha.

O 26º caderno do CEIS20 é da autoria do Doutor Luís Miguel Correia, arquiteto e professor auxiliar no DARQ. A descrição do livro foi conduzida pela coordenadora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da UC, Rita Marnoto. A coordenadora exaltou a importância formato de propaganda descrito na publicação para a moldagem da população portuguesa durante a ditadura. Apresentou ainda o trabalho como uma análise importante para a compreensão do lugar, função e ideologia do movimento salazarista.

Derivado dos projetos de mestrado e doutoramento do autor, o livro explora a relação entre arquitetura e política durante o período Salazarista. Neste caderno são abordados os documentários apresentados antes de sessões cinematográficas, durante o período do Estado Novo. Através da exibição de monumentos nacionais, estes documentários serviam como ações de propaganda, com “uma mensagem fácil e rápida que construía um cenário identitário importante”, explicou Luís Miguel Correia.

Os cadernos do CEIS20 são produzidos através da imprensa da UC e dão a oportunidade aos investigadores de “amadurecer os seus trabalhos científicos”, esclarece o coordenador científico do CEIS20, António Rochette. Desta forma, os artigos podem ser publicados em formatos mais extensos, após revisão por outros especialistas. As publicações estão disponíveis ‘on-line’, no site da imprensa da UC e na página do CEIS20.

To Top