Ensino Superior

UC aposta em ementas sem carne de vaca

Margarida Maneta

Ideia vai ser implementada a partir de janeiro de 2020. Estudantes abraçam a iniciativa, mas apontam sugestões a considerar por toda a academia. Por Vasco Borges e Rafaela Chambel 

A carne de vaca vai sair do menu das cantinas da Universidade de Coimbra (UC). A medida foi anunciada pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, durante a cerimónia de abertura do ano letivo, que decorreu esta terça-feira. O objetivo passa por tornar a instituição “a primeira universidade portuguesa neutra em carbono, até 2030”.

Por ano, o reitor aponta que são consumidas 20 toneladas de carne de vaca, nas 14 cantinas da UC. Inês, estudante de Psicologia, considera que a medida apresenta vantagens para ambas as partes. “A UC implementa um projeto ecológico e aproveita para poupar dinheiro num dos alimentos com maior custo”, explica. Mariana Galvão, aluna de Estudos de Artísticos, acredita que é um passo na direção certa, “na esperança de que outras universidades sigam o exemplo”.

Ainda assim, ambas referem outras medidas que podem ser tomadas para uma academia mais amiga do ambiente, como a distribuição de ecopontos pelas faculdades e a instalação de mais caixotes do lixo pela cidade. Inês salienta que “muitas pessoas nem pensam no lixo que fazem durante uma saída à noite” e este termina nas ruas de Coimbra.

Deste modo, os estudantes devem ter um papel crucial na alteração de alguns hábitos. “Os núcleos também podem trabalhar nesse sentido, através, por exemplo, da organização de palestras, na tentativa de consciencializar os alunos sobre a emergência do tema”, acrescenta.

Amílcar Falcão, declarou, ainda, o desejo de substituir os produtos de plástico utilizados nos ‘kits’ de receção ao caloiro e colocação de contentores para resíduos nas residências universitárias.

To Top