Mercado sazonal estimula crianças e jovens a seguir um estilo de compra mais sustentável. Preços e produtos trocados partem da iniciativa dos mais novos. Por Leonor Garrido e Maria Monteiro
A 27ª edição do Mercado de Trocas vai decorrer no próximo sábado, dia 28, no Jardim da Sereia. O evento dinamizado pela Casa da Esquina vai ter início às 10 horas e acaba por volta das 13 horas.
O Mercado destina-se a crianças e jovens, onde estes têm o poder de decisão em todos os aspetos. “Eles decidem o que compram, o que vendem e os respetivos preços”, afirma a responsável pela Casa da Esquina, Filipa Alves. Tudo é possível, desde “roupa, brinquedos, livros, jogos ou que eles acharem que já não serve”, acrescenta.
De acordo com Filipa Alves, a ideia é que os mais novos aprendam como consumir de forma responsável. Como são os próprios que geram o seu dinheiro durante a atividade, “a intenção é que acabem por perceber que não é preciso estar sempre a comprar para ter coisas novas”, reitera. Segundo a responsável pela Casa da Esquina, a realização deste mercado ajuda a “incutir na comunidade o desprendimento e refrear a necessidade de estar sempre a consumir, algo que se reproduz muito no nosso dia-a-dia”.
O Mercado de Trocas promovido pela Casa da Esquina acontece já há quase uma década, no início de cada estação do ano. A presença de caras conhecidas de edição para edição é apontado como algo positivo para Filipa Alves. “Algumas das crianças que participavam nos anos passados já estão no secundário ou na faculdade”, explica a responsável.
A expectativa para este evento é comum a todas as edições: “Que seja boa tal como as outras e que venham mais crianças novas, bem como os clientes habituais”. Para além disso, Filipa Alves espera que a dinâmica crie “uma semente nos mais jovens para cultivar alternativas de consumo e um estilo de vida mais sustentável”.
