Ensino Superior

Oportunidades de trabalho apresentadas na I Feira de Emprego na FPCEUC

Mariana Nogueira

Estudantes adquirem competências para enfrentar o mercado de trabalho. Ponte com entidades no segundo dia do evento. Por Mariana Nogueira

Começou hoje e prolonga-se durante o dia de amanhã a primeira feira de emprego na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A iniciativa tem como organizadores o Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra, em parceria com a Académica Start UC. O primeiro dia do evento é aberto ao público e o segundo é dedicado aos três cursos que compõem a faculdade. O objetivo é, num primeiro dia, formar os estudantes e transmitir as competências necessárias para que, no dia seguinte, se consigam apresentar às empresas presentes no evento.

O primeiro dia ficou marcado por uma grande adesão e com “sessões muito interativas e dinâmicas entre formadores e formandos”, afirmou a coordenadora do evento, Sara Costa. Os `workshops´ com uma vertente mais prática do que aquela que é lecionada na academia ensinaram como fazer um currículo, falaram sobre as competências pessoais e, no final do dia, simulou-se uma entrevista de emprego.

O segundo dia do evento, a decorrer das 10 horas às 17 horas, vai ser dedicado aos estudantes da instituição. Segundo Sara Costa, o objetivo era “aproximar os alunos das entidades empregadoras com as quais os alunos podem vir a estagiar ou trabalhar no futuro”. Durante a parte da manhã, além dos ‘stands’ presentes, vão decorrer três sessões específicas para cada curso. Os estudantes de Psicologia vão ter a oportunidade de receber a Ordem dos Psicólogos, que vai dar a conhecer todos os procedimentos necessários para a entrada na ordem, que, segundo a coordenadora do evento, “é um processo desconhecido”. Sara Costa realça a importância desta palestra dado que no final do curso esta é sempre “uma dificuldade gigante”. 

Ao mesmo tempo vão estar a decorrer as sessões dedicadas às Ciências da Educação e ao Serviço Social, em que vão ser apresentadas as saídas profissionais possíveis para cada um dos cursos. Para finalizar, vão haver ainda testemunhos reais de jovens que já terminaram o curso e estão agora a exercer na sua área, como é o caso de Maria Dias. Esta considera que esta iniciativa é importante porque os estudantes “não têm opotunidades no mercado de trabalho”. Para Sara Costa, esta é também uma parte interessante do dia, visto que os oradores “conhecem bem as dificuldades e vão explicar como foi esta mudança, a saída da faculdade para o primeiro emprego”.

O balanço do primeiro dia é positivo, com os ‘workshops’ quase todos esgotados e a faculdade com muito movimento. Sara Costa lamenta não haver mais condições de sala. “Quantos mais lugares houvesse, mais pessoas tinham participado”, afirma. Mesmo assim, a coordenadora espera que o evento seja para manter. “O mote está lançado”, conclui.

To Top