Coimbra vista como uma forma de crescimento para a Talkdesk. IPN apresentado como uma instituição com “inovação no ADN”. Por Frederico Magueta e Mariana Nogueira
O Instituto Pedro Nunes (IPN) acolheu hoje a apresentação da empresa Talkdesk em Coimbra. O projeto, que tem por objetivo mudar a forma como são feitos os contactos de ‘call center’, resulta de uma parceria entre o IPN e a Universidade de Coimbra (UC). O diretor-geral da empresa, Marco Costa, acredita que a cidade surge como “uma oportunidade de crescimento”.
A empresa está há sete anos no mercado, com sede em São Francisco, nos Estados Unidos da América, e chegou agora a Coimbra. A cidade surgiu, como afirma o diretor-geral da Talkdesk, como uma forma de “aproveitar o talento de quem estuda na UC”. Apesar disto, explica que esta parceria “não torna o projeto limitador à academia”, uma vez que o principal critério para se juntar à equipa é a qualidade e talento de cada colaborador.
Marco Costa explica que, com a Talkdesk, pretende “aproximar as pessoas de quem as atende”. O objetivo principal é capacitar as empresas para melhorar, de forma continuada, a experiência do cliente. Para isso, a empresa ensina a adaptar os centros de contacto às necessidades do mesmo, o que resulta em maior produtividade e consequente redução dos custos. O diretor-geral acrescenta que “estão a surgir novos produtos que complementam o Talkdesk”.
Sobre o futuro, Marco Costa não adianta quais os projetos a desenvolver, porque estes “só podem ser executados no tempo certo”. Adianta, no entanto, que estão previstas muitas novidades ainda este ano. A prioridade, neste momento, prende-se com o plano de duplicar o número de engenheiros para 500 e, no próximo ano, chegar aos mil, refere.
A terminar, a presidente do IPN, Teresa Mendes, explica que a “inovação está no ADN” da instituição. Deste modo, acredita que faz todo o sentido a presença de um projeto que pretende inovar na forma como se exerce o contacto entre as empresas e os seus clientes. Sobre esta modernização da experiência com os clientes, Marco Costa afirma que “a Talkdesk é a empresa que mais cresce no mundo, neste espaço de ‘contact center’”.
