Ensino Superior

Diretores da FCTUC e Instituto de Investigação Interdisciplinar tomam posse

Paulo Amaral/UC

Nova reitoria, novas gestões. Cláudia Cavadas reconhece potencial na investigação da UC. Paulo Eduardo de Oliveira dá continuidade ao mandato de Luís Neves. Por Rafaela Chambel e Gabriel Rezende

As unidades orgânicas da Universidade de Coimbra (UC) sofreram alterações com a chegada do recente reitor. As direções da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (IIIUC) foram renovadas na tomada de posse que decorreu na manhã de quarta-feira, na Sala do Senado.

Cláudia Cavadas foi nomeada à direção do IIIUC pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, que presidiu a sessão. Assim, a docente retorna ao cargo que exerceu entre 2011 e 2013, durante o primeiro mandato de João Gabriel Silva na reitoria. “O IIIUC é um instrumento com potencial para levar a investigação da UC a um novo patamar, de qualidade, impacto e internacionalização”, afirmou a nova diretora, no seu discurso de posse.

O principal objetivo de Cláudia Cavadas enquanto diretora do IIIUC é “mobilizar os centros de investigação da universidade para participarem em iniciativas interdisciplinares”, de forma a privilegiar áreas “como a saúde e o bem-estar”, enquanto potenciam “outras já iniciadas, como patrimónios, mar, floresta, espaço e energia”.

Ainda no mesmo polo, Paulo Eduardo de Oliveira, professor catedrático da FCTUC, foi eleito para a dirigir, pela assembleia da faculdade. Até então, o docente exercia o cargo de diretor do Departamento de Matemática. A alteração na gestão tem por propósito substituir Luís Neves, que vai assumir o cargo de vice-reitor da UC.

O professor declara que o seu mandato é de continuidade ao de Luís Neves, com previsão para durar meio ano. Paulo Eduardo de Oliveira revela não querer demonstrar os seus pontos de vista no funcionamento da unidade orgânica que vai dirigir, dado que não passou “por um processo eleitoral comum”.

Os caminhos dos diretores

Doutorada em Farmacologia pela UC, Cláudia Cavadas foi subdiretora da Faculdade de Farmácia da UC, entre 2010 e 2012. É, desde 2013, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia.

Líder de grupo de investigação no Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC desde 2009, desenvolveu investigações na área das neurociências. A atual diretora do IIIUC conduziu investigações na Universidade de Lausanne e no Centro Hospitalar Universitário de Vaud, na Suíça, como bolseira.

Já Paulo Eduardo de Oliveira especializou-se em Matemática Aplicada e Estatísticas, área sobre a qual tem diversas obras publicadas. Em 2002, prestou provas de agregação em Matemática na UC. O atual diretor da FCTUC é professor catedrático no Departamento de Matemática da mesma faculdade, posição que ocupa desde 2004.

No mesmo departamento, o professor foi presidente do conselho de 2003 a 2005 e presidente da comissão científica entre 2005 e 2006. Em 2010, Paulo Eduardo de Oliveira assumiu o cargo de subdiretor da FCTUC.

To Top