Cultura

Vinte e cinco anos passam a “Voar”

Imagem gentilmente cedida pela TMUC

Gala de celebração é o mote para o lançamento do novo álbum. O passado em retrospetiva e as ambições para o futuro na mira. Por Sofia Gonçalves e Patrícia Silva

No dia 23 de fevereiro, o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) vai ser o palco da gala de celebração dos 25 anos da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC). O evento surge com o objetivo de assinalar a data de fundação daquela que é uma das tunas “mais maduras da academia de Coimbra”, como refere o vice-presidente da TMUC, Diogo Valente Dias.

No ponto de vista do presidente da TMUC, Tiago Alexandre Antunes, o segredo da longevidade passa pelo “esforço de gerações sucessivas”. O presidente da tuna confessa que todo o percurso histórico foi um “acumular de pequenas conquistas” e que, em 25 anos de história, cada geração “tenta ser melhor que a anterior”. Diogo Valente Dias vê no público o “maior segredo” do sucesso, importante por acarinhar o grupo “desde sempre”.

Ao longo deste quarto de século, a TMUC diferencia-se das demais pelo “cunho pessoal que cada nova geração traz”, indica o vice-presidente. Frisa ainda a “renovação constante”, presente no facto de “ninguém permanecer mais de seis ou sete anos”.

Como forma de salientar a “essência do grupo”, Diogo Valente Dias confessa ser um privilégio receber o prémio “Tuna Mais Tuna”. Com os olhos postos no futuro, Tiago Alexandre Antunes denota a sua vontade em alargar horizontes, ao pretender “levar um bocadinho de Portugal ao estrangeiro”. Acrescenta que encontra sempre “portugueses que gostam de ajudar, ouvir e sentir” a cultura com a qual não estabelecem contacto há anos.

A gala dos XXV anos da TMUC, com início às 21 horas do próximo dia 23 de fevereiro, conta com duas intervenções da TMUC. Diogo Valente Dias adianta que vão ser interpretados alguns dos novos temas originais. O espetáculo conta com a participação Tuna Feminina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, do grupo Alma de Coimbra e As Mondeguinas.

To Top