Desenvolver capacidades psicossociais e de comunicação nos alunos foi o objetivo da iniciativa. Estudantes aprenderam estratégias de ‘coping’ para controlar os problemas de nervosismo. Por Maria Monteiro
“Ser estudante vai sempre implicar stress e ansiedade”. Foi a frase com que Margarida Rodrigues, psicóloga do Núcleo de Integração e Aconselhamento (NIA), abriu o quarto e último ‘workshop’ do ciclo “UC Skills”. A formação subordinou-se ao tema “Gestão do Stress e Ansiedade” e aconteceu esta quinta-feira no Centro Cultural D. Dinis.
A iniciativa dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (UC) em parceria com o NIA acontece todos os semestres. Através de quatro formações, pretendem melhorar o desempenho no estudo e na performance académica de todos os estudantes da universidade.
Para a psicóloga, este ciclo tem uma lógica de encadeamento. A primeira parte dos ‘workshops’ correspondeu a uma formação sobre “Gestão do Tempo”, de maneira a dotar o estudante de ferramentas para gerir prioridades e combater procrastinação. Por sua vez, seguiram-se lições sobre “Métodos de Estudo” e sobre “Apresentações Orais”, de aprendizagem mais teórica e metodológica. Perante estas três abordagens, “foi necessário finalizar com chave de ouro”, segundo Margarida Rodrigues, visto que a gerência do tempo, estudar e falar em público são fatores que propiciam stress nos alunos.
Gestão do Stress e Ansiedade
A última sessão da “UC Skills” abordou o tipo de respostas, fontes indutoras e formas de stress. Para além disso, procurou apresentar estratégias de controlo da ansiedade, a técnica de ‘mindfullness’ e de relaxamento muscular progressivo. Tal ajuda a “não cair no automatismo” e não se deixar dominar pelas responsabilidades, explica Margarida Rodrigues.
Contudo, a psicóloga frisou que não há nenhuma situação que, por si só, possa ser indutora de stress, já que este “deriva de não aceitar os próprios limites e fragilidades”. Após os exercícios, os estudantes presentes aperceberam-se que a sua ansiedade decorria de não saber fazer um balanço entre a exigência da situação e os recursos que tinham para lidar com a mesma.
Foram ainda apresentadas técnicas de ‘coping’ para controlar e minimizar os efeitos negativos da ansiedade, passando pela manutenção de uma alimentação saudável, uma boa higiene do sono e a prática de exercício físico regular. Para além disso, a psicóloga do NIA apresentou o conceito de ‘mindfullness’, ou de atenção plena, já que “focar no presente é crucial quando se está stressado e preocupado”. A sessão terminou com um exercício de relaxamento muscular progressivo.
Gabriela Cardoso, estudante do primeiro ano na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, considera que este tipo de iniciativas da UC são “muito importantes”. “Só por estar com pessoas que partilham os mesmos nervosismos e procuram ajuda por isso já nos sentimos menos sozinhos”, sublinha a estudante.
