Desporto

Ministro da Educação atribui Medalha de Honra ao Mérito Desportivo à UC

Rafaela Chambel

Tiago Brandão Rodrigues elogiou reabilitação do Estádio Universitário e organização dos EUG2018. GDUC espera que o espaço renovado incentive o aumento da prática desportiva dos estudantes. Por Rafaela Chambel e Rita Fernandes

A Universidade de Coimbra (UC) foi distinguida com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelo trabalho na área do desporto universitário. A cerimónia decorreu no Estádio Universitário de Coimbra, operacional desde o verão passado. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, condecorou o reitor, João Gabriel Silva, em nome da instituição.

Tiago Brandão Rodrigues, também responsável pela tutela do Desporto, testemunhou os resultados das obras de requalificação do Estádio Universitário de Coimbra e admitiu estar impressionado com a reabilitação do espaço. Perante o início do torneio de badminton, inserido nos Jogos da Universidade de Coimbra, o ministro aproveitou para elogiar a organização dos Jogos Europeus Universitários (EUG2018), que diz terem sido “uma transformação cultural da instituição”.

A cerimónia contou ainda com a presença do vice-reitor Amílcar Falcão, que vai tomar posse como reitor da UC na próxima sexta-feira. Estiveram, também, presentes o coordenador do Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra (GDUC), Mário Santos, o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, e diversos envolvidos do projeto dos Jogos Universitários.

Mário Santos realça que “64 por cento das direções do EUG2018 tinham entre os 20 e os 30 anos”. O reitor dá ênfase ao papel dos estudantes, uma vez que “em 98 por cento das universidades europeias, os jovens não organizam o desporto universitário”. Salienta, ainda, que este fator contribuiu para que o orçamento do evento não excedesse os quatro milhões.

Nos EUG2018, a UC arrecadou 11 medalhas, um novo recorde conseguido pelos seus atletas. Para a alteração do paradigma do desporto universitário, Mário Santos referiu que “a UC foi pioneira na criação do estatuto do estudante-atleta”, em vigor desde 2008.

Com a regeneração destas áreas, o GDUC tem expectativas para que isto sirva de incentivo ao aumento da prática desportiva no seio da comunidade académica. O reitor da UC reforça que “o fim último é levar o máximo número de pessoas a praticar atividade física”.

To Top