Ensino Superior

Matias Correia é o novo dux veteranorum da Universidade de Coimbra

Maria Francisca Romão

João Luís Jesus esteve 19 anos no cargo. Reunião contou com presença de 137 veteranos. Por Luís Almeida

No final desta tarde decorreu uma reunião do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra – Magnum Consilium Veteranorum (MCV) com a intenção de destituir o dux veteranorum, João Luís Jesus. De acordo com o único candidato ao cargo, Matias Correia, a reunião contou com 137 veteranos e a destituição foi possível com 117 votos a favor da mesma. Logo de seguida, Matias Correia foi eleito representante máximo da Praxe com 111 votos.

O novo dux veteranorum teve apenas um comentário a fazer em relação a esta eleição: “é um momento histórico”. João Luís Jesus revela que já tinha comunicado a Matias Correia que tencionava abandonar o cargo no final do ano letivo, pelo que não percebe o motivo da sua pressa. Contudo, afirma que resta apenas respeitar a decisão dos veteranos presentes.

O antigo dux veteranorum esteve no cargo durante 19 anos. Acrescenta que não se sentiu surpreendido pela intenção de o destituir, mas que não pensou que avançasse. Na última Assembleia Magna, Matias Correia falou sobre as contas do MCV. Quanto a este assunto, João Luís Jesus não quis comentar e afirma que “disse o que tinha a dizer na reunião”.

To Top