Cultura

Coimbra a caminho da Semana Cultural da UC

Sofia Gonçalves

Promoção de iniciativas para o desenvolvimento artístico na cidade é o principal objetivo. Evento conjuga comemoração nacional com metáfora à vida académica. Por Sofia Gonçalves e Julia Peccini

Numa iniciativa da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), chega à cidade, em março, a 21ª edição da Semana Cultural. Este conceito, integrado entre mais de cem atividades, ergueu-se de modo a “promover as atividades culturais ligadas aos estudantes e ao público em geral”, segundo Luís Filipe Menezes, vice-reitor da UC.

Assinalados os 500 anos da primeira circunvalação marítima, surge o tema desta edição. Como celebração de um marco importante na história portuguesa, “Caminhos” encarna diferentes significados, em tudo o que estes podem simbolizar. 

Aos olhos de Luís Filipe Menezes, Coimbra é uma “cidade de caminhos”. No seu ponto de vista, a universidade tem como “particularidade a sua história”, podendo contar com uma “academia que envolve os próprios alunos”. Nesta perspetiva, considera que a formação dos estudantes universitários “está ligada a um caminho”. Para além disso, depois de vinte edições, realça que uma das expectativas para o evento se trata de estabelecer uma ligação com as pessoas.

Espalhadas por Coimbra, as atividades culturais vão ser promovidas para uma melhor “dinamização da cultura no contexto universitário”. Assim, de 1 de março a 12 de abril, a Semana Cultural engloba iniciativas como, por exemplo, teatros, conferências, lançamento de livros e, ainda, visitas. Desta forma, o vice-reitor pretende que ocorra um “envolvimento da população” no que cabe ao progresso da cidade.

“Se conseguir que um estudante, ao invés de beber uma cerveja, vá ver uma ‘performance’, cumpre-se um objetivo desta Semana Cultural”, confessa Luís Filipe Menezes. Em nome da organização, convida o público a aderir, uma vez que “grande parte da programação é gratuita.” 

To Top