Ciência & Tecnologia

O Exploratório não dá férias à Ciência

Fotografia gentilmente cedida pelo Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra

Exposição da maior réplica do Titanic é o principal destaque. Jogos, histórias e sessões de cinema a 360° constituem leque de atividades. Por Beatriz Furtado e Julia Peccini

O Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra organiza, durante os quatro períodos de férias escolares, um conjunto de atividades e experiências dirigidas aos mais novos. “A Ciência não vai de Férias… de Natal!” é o nome do projeto que tem início na próxima segunda-feira, dia 17. Segundo Catarina Reis, membro da direção do exploratório, “este surgiu com o objetivo de criar momentos de aprendizagem durante as pausas letivas, quando os pais não têm onde deixar as os filhos”.

O centro da temática para o natal de 2018 é a exposição da maior réplica do Titanic. Em edições anteriores, tem existido uma relação com a época festiva. No entanto, este ano o destaque vai para a réplica por “ser uma oportunidade única para as crianças experienciarem a exposição, que está nos seus últimos dias”, ressalva Catarina Reis. As atividades realizadas, de acordo com a faixa etária das crianças, sustêm “um bom ambiente de exploração”, composto pelos elementos presentes em todo navio, como instrumentos de medição e de escrita.

Os mais pequenos são desafiados a responderem a perguntas como “quanto mede o Titanic?” e a participar em jogos, histórias e sessões de cinema a 360° no Hemispherium do exploratório. O objetivo é “fomentar a curiosidade e o pensamento crítico das crianças num meio menos formal que a sala de aula”, frisa Catarina Reis.

Os programas têm registado uma grande adesão desde de início. Com duração de 4 horas, demonstram a importância da aprendizagem por meio de diversão. “As crianças passam a conhecer conceitos básicos e úteis para o futuro”, explica. As atividades mantêm-se até ao dia 2 de janeiro, já do próximo ano.

To Top