Cultura

“Insetos” em exposição na Quinta da Conraria

Fotografia gentilmente cedida pela APCC

Utentes da APCC elaboram projeto de linoleografia. Exposição tem objetivo de incentivar o desenvolvimento motor. Por Paulo Cardoso e Leonor Garrido

“Insetos” é um projeto criado pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) no âmbito do projeto de inclusão SOCRIN – Socialmente, Criativo e Inclusivo. Esta iniciativa deu origem a uma exposição que vai estar patente até dia 28 de dezembro, na Sala Ocupacional 2 (O2) da Quinta da Conraria.

A exposição trata-se de um trabalho de linoleografia elaborado por 17 utentes da Sala O2, “que têm problemas motores e casos de paralisia cerebral raros”, afirma o professor responsável pelo espaço, António Valente.

Depois de decidido o tema “Insetos”, os utentes escolheram uma imagem, desenharam-na e passaram-na para uma placa de linóleo, que começou o início do processo da lineogravura. Esta técnica consiste em recortar manualmente com goivas uma placa de linóleo, usada como matriz para proceder à técnica da gravura.

É um “procedimento interessante para eles fazerem, porque efetivamente desenvolvem a parte motora”, revela o professor. Adianta que é um ”trabalho artístico, que segue métodos de saber fazer”, e incentiva os participantes a “aprenderem a elaborar mais atividades”.

É um projeto com vista à inclusão dos alunos pelos seus vários trabalhos artísticos. Torna-se “bom para eles, ao sentirem-se ocupados e ao desenvolverem outras vertentes”, declara António Valente. Acrescenta que “é uma oportunidade para desenvolver um trabalho mais artístico”.

To Top