Ciência & Tecnologia

Projeto da FCTUC ganha prémio na área de Desenvolvimento Rural

Fotografia gentilmente cedida pela FCTUC

Iniciativa pretende melhorar eficiência na limpeza florestal. Ideia vai ser apresentada na Web Summit. Por Vasco Borges e Leonor Garrido

O projeto “INFORMAT – Intelligent Forest Management Technologies”, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu o primeiro prémio na categoria Desenvolvimento Rural do Concurso Empreendedorismo e Inovação, promovido pelo Crédito Agrícola. Segundo Carlos Xavier Viegas, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC, a atribuição do prémio traz uma importante associação com “instituições prestigiadas que podem dar creditação e validade à iniciativa.”

O projeto quer solucionar “o problema da gestão das florestas e também dos incêndios florestais”, esclarece Carlos Xavier Viegas. A ideia surgiu da junção dos seus estudos na ciência robótica com a investigação dos fogos e foi impulsionada por problemas na prevenção e limpeza dos terrenos. “Não havia nem meios humanos nem mecânicos para fazer uma boa prevenção destas calamidades a nível nacional”, afirma.

A tecnologia destina-se não só a grandes empresas, mas também a pequenos proprietários. Permite-lhes “fazer o mesmo trabalho de uma forma mais rápida, eficiente e com menos custos associados”, refere o investigador. O INFORMAT é um consórcio que envolve grupos de investigação e empresas do ramo da gestão florestal e permite “o casamento entre a academia e a indústria, de forma a que os projetos de investigação tragam valor acrescentado para a sociedade”.

A iniciativa vai ser apresentada na Web Summit esta semana, com o objetivo de dar o primeiro passo na internacionalização do projeto e de encontrar parceiros que possam estar interessados. Carlos Xavier Viegas reitera que esta presença pode ser um incentivo a levar as ideias portuguesas “lá para fora” e para mostrá-las noutros palcos, “não só nacionais, mas também internacionais”.

To Top