Iniciativa pretende melhorar eficiência na limpeza florestal. Ideia vai ser apresentada na Web Summit. Por Vasco Borges e Leonor Garrido
O projeto “INFORMAT – Intelligent Forest Management Technologies”, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu o primeiro prémio na categoria Desenvolvimento Rural do Concurso Empreendedorismo e Inovação, promovido pelo Crédito Agrícola. Segundo Carlos Xavier Viegas, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC, a atribuição do prémio traz uma importante associação com “instituições prestigiadas que podem dar creditação e validade à iniciativa.”
O projeto quer solucionar “o problema da gestão das florestas e também dos incêndios florestais”, esclarece Carlos Xavier Viegas. A ideia surgiu da junção dos seus estudos na ciência robótica com a investigação dos fogos e foi impulsionada por problemas na prevenção e limpeza dos terrenos. “Não havia nem meios humanos nem mecânicos para fazer uma boa prevenção destas calamidades a nível nacional”, afirma.
A tecnologia destina-se não só a grandes empresas, mas também a pequenos proprietários. Permite-lhes “fazer o mesmo trabalho de uma forma mais rápida, eficiente e com menos custos associados”, refere o investigador. O INFORMAT é um consórcio que envolve grupos de investigação e empresas do ramo da gestão florestal e permite “o casamento entre a academia e a indústria, de forma a que os projetos de investigação tragam valor acrescentado para a sociedade”.
A iniciativa vai ser apresentada na Web Summit esta semana, com o objetivo de dar o primeiro passo na internacionalização do projeto e de encontrar parceiros que possam estar interessados. Carlos Xavier Viegas reitera que esta presença pode ser um incentivo a levar as ideias portuguesas “lá para fora” e para mostrá-las noutros palcos, “não só nacionais, mas também internacionais”.
