Ensino Superior

Ética e deontologia do Jornalismo em discussão na UC

Beatriz Diogo

Congresso vai contar com participação de conferencistas portugueses e internacionais. Assinatura “Acordo da Rede Lusófona para a Qualidade da Informação” também em destaque. Por Vasco Borges

Nos dias 13 e 14 de Novembro, a Universidade de Coimbra (UC) vai receber, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), o V Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. O evento tem como tema “Ética e Deontologia do Jornalismo no Espaço Lusófono” e vai contar com a participação de oradores dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e outras nacionalidades.

Ana Teresa Peixinho, membro da comissão organizadora e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), salienta a “dimensão prática e de utilidade política e social do congresso”. O objetivo passa por “concretizar o projeto internacional de criação de uma Rede Lusófona para a Qualidade de Informação”, dinamizado pelo presidente da comissão organizadora do congresso, Carlos Camponez. As conferências vão juntar vários académicos, inseridos em diferentes realidades, para que possam “discutir as principais questões e problemas que se colocam em cada um dos seus enquadramentos”.

Num balanço das edições anteriores, a docente da FLUC destaca a participação de professores e investigadores. Aponta, contudo, a “menor capacidade de mobilização dos estudantes” como principal fator a lamentar. Ainda assim, acredita que este ano pode ser diferente. “Desdobramo-nos em medidas de promoção e divulgação e temos esperança de que esta edição nos venha surpreender de forma positiva”, refere.

Em relação ao impacto na comunidade académica, Ana Teresa Peixinho espera que o evento “contribua para a literacia mediática dos estudantes”. Salienta ainda a importância de aliar a academia aos órgãos de comunicação e entidades reguladoras na procura de soluções para os problemas na qualidade da informação.

A discussão sobre a atualidade do jornalismo vai ser uma das constantes durante o congresso. No que diz respeito a este tema, a docente considera que os jornalistas enfrentam um novo problema. “As pessoas acham que se lerem o que aparece nas redes sociais ficam informadas”, afirma. A solução, para Ana Teresa Peixinho, passa por “recuperar a credibilidade junto dos públicos, através da qualidade da escrita, da investigação e seriedade das fontes”.

Sobre estes desafios, que considera “muito sérios e sem uma resposta simples”, Ana Teresa Peixinho destaca o papel dos investigadores da UC. Na opinião da docente, a UC “tem feito um bom e reconhecido trabalho, incentivado por um centro de formação como o CEIS20”.

O colóquio, inserido também nas comemorações do vigésimo aniversário do CEIS20, vai contar com participação de oradores portugueses e de outros países lusófonos. Há ainda a presença de Kaarle Nordenstreng, da Universidade de Tampere e Hugo Aznar, da Universidade Cardenal Herrera. O congresso culmina com a assinatura do “Acordo da Rede Lusófona para a Qualidade da Informação”.

To Top