Ensino Superior

Estudantes relatam experiências extracurriculares no meio académico

João Ruivo

‘Student Talks’ promove debate sobre atividades extracurriculares. Evento conta com o testemunho de cinco estudantes de Coimbra. Por Paulo Cardoso e Júlia Fernandes.

Na próxima quarta-feira, dia 28 de novembro, decorre a conferência “Student Talks: Tás na faculdade, e então?”, no Instituto Universitário Justiça e Paz. O projeto tem como objetivo inspirar os jovens a praticarem atividades além do curso. O ‘Student Talks’ é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos.

A meta passa por “encontrar jovens promissores e apresentá-los num palco, de forma a inspirar a audiência” refere Marlene Antunes, embaixadora portuguesa do ‘Student Talks’ e organizadora do evento em Coimbra. O projeto, dinamizado por todo o mundo, pretende promover uma mudança nas experiências extracurriculares dos estudantes universitários.

A iniciativa conta com testemunhos de alunos da Universidade de Coimbra, que conciliam o percurso universitário com a participação em “voluntariado, associativismo e núcleos de estudantes”, informa a organizadora. Acrescenta que estas atividades são um caminho para “os estudantes se desenvolverem a nível pessoal e profissional”. Os oradores convidados são de nacionalidade portuguesa e brasileira.

Um dos palestrantes, Denner Déda, já colaborou com o Núcleo de Estudantes do Departamento de Engenharia Química da Associação Académica de Coimbra, onde foi embaixador da inovação e empreendorismo e com a Direção-Geral da AAC. O orador decidiu participar neste desafio por acreditar que a sua experiência “pode ser relevante e motivo de incentivo para os presentes”.

Os oradores são de variados cursos, pelo que cada um possui uma vida académica diferente. Deste modo, a plateia pode identificar-se com as histórias de cada orador. Marlene Antunes espera “muita audiência e que as pessoas saiam da conferência com uma visão alargada no âmbito extracurricular”.

To Top