Ensino Superior

Bar da AAC volta a abrir após quatro meses

Micaela Santos

Mundo Semelhante é a nova dona do estabelecimento. O espaço foi remodelado mas as principais mudanças prendem-se com o conforto e com a presença das secções na programação do bar. Por João M. Mareco e Clara Miranda

O bar da Associação Académica de Coimbra (AAC) voltou a abrir. O espaço está nas mãos da empresa Mundo Semelhante, que também é gerente da discoteca Look, em Coimbra. A decoração, o conforto e a prática de preços acessíveis à comunidade estudantil foram as principais preocupações dos novos donos.

O casamento entre as atividades diurna e noturna do bar vai ser feliz, segundo Nuno Melo, sócio gerente da empresa. A principal novidade é a colaboração com as secções da AAC. Tornar o espaço polivalente foi uma preocupação basilar, afirma.

O estabelecimento esteve fechado quatro meses. Nuno Melo aponta para o “estado de bastante degradação do local” como a principal razão para tal ter acontecido. “Para equipar uma cozinha é preciso fazer o mobiliário e só isso demorou quase um mês”, adianta. Ainda assim, refere outros fatores que contribuíram para a abertura tardia do espaço, tais como a “decisão demorada da Direção-Geral da AAC” e o facto de quererem “abrir nas condições ideais”.

Quanto à decoração do espaço, o objetivo primordial foi o conforto. O sócio gerente afirma que “a preocupação da empresa passou por tornar o bar mais agradável e por tentar recuperar o mercado do dia”. A sala é “tendencialmente fria”, o que exigiu um cuidado especial com a estrutura das paredes. A luminosidade e a existência de mais fichas para carregadores de computadores, telemóveis e ‘tablets’ foram também aspetos tidos em consideração pela atual gerência.

O espaço deve servir vários tipos de público. Segundo Nuno Melo, “os esforços da empresa foram feitos nesse sentido”. “Durante o dia não podemos fazer promoções com ‘shots’ ou finos. Vamos começar devagar com refeições básicas, como sopa e baguetes e, se virmos que temos mercado, tentamos introduzir refeições rápidas de prato”, explica o sócio gerente.

Quanto ao registo musical do bar da AAC, o sócio da Mundo Semelhante refere que “Coimbra está habituada a uma certa forma de fazer noite que não é fácil contrariar”. Neste sentido, a empresa pretende “criar um equilíbrio entre procurar coisas novas e continuar a fazer o que já existe”. Nuno Melo relembrou que “as terças e quintas são as noites fortes de saídas da comunidade académica em Coimbra” e que há tipos de música e de diversão que lhes estão associadas. “Restam-nos os outros dias para fazer coisas diferentes”, afirma o sócio gerente.

“Primeiro vem a casa”

Segundo Nuno Melo, uma das iniciativas que pretendem pôr em prática vai ser “dedicar uma noite às secções da casa, como forma de financiar e divulgar o trabalho das mesmas”. O empresário sublinha que é relevante “não esquecer a parte do negócio porque a empresa existe para dar lucro”, mas que desejam marcar a diferença ao trabalhar “com e para a comunidade estudantil”.

Em relação ao outro estabelecimento que gerem, a discoteca Look, Nuno Melo reitera que “no bar da AAC existe um espaço muito bom para fazer concertos” e que querem “trazer coisas diferentes, não direcionadas para o convencional”. No entanto, o sócio não descarta a hipótese de fazer algo ‘mainstream’, caso surja uma “boa oportunidade”.

O que ambicionam é que sejam as secções da casa a propor atividades. “Primeiro vem a casa. Estamos num edifício com uma importância brutal na história de Coimbra, há muito trabalho a ser feito aqui que deve ser respeitado”, acrescenta.

Nuno Melo refere que tanto ele como o outro sócio gerente, Luís Simões, sabem que os estudantes “não têm muito poder de compra” e, por esse motivo, tencionam ter preços “o mais baixos possível, dentro daquilo que é uma lógica de negócio”.

O sócio revelou que o investimento feito até agora ronda os 80 mil euros. A decisão de que o bar passaria para a gerência da empresa Mundo Semelhante foi comunicada no dia 9 de setembro, data em que começaram os trabalhos. A esplanada, nos jardins da AAC, está aberta desde 8 de novembro.

Fotografia: Pedro Dinis Silva

To Top