Organização pretende alcançar toda a comunidade universitária. Permitir a “prática de novas modalidades e das que os estudantes mais gostam” é uma das finalidades. Por Bárbara Costa e Beatriz Furtado
Os Jogos Universidade de Coimbra (JUC) promovem o desporto, até abril, no Estádio Universitário. São promovidas diversas modalidades, entre as quais o futebol, a canoagem e o ténis de mesa. O mote da iniciativa é “o envolvimento de toda a comunidade académica”, frisa a coordenadora dos JUC, Filipa Godinho.
Os evento é divido em quatro ligas, cada uma direcionada a um público diferente. Destaca-se a liga Académica, destinada aos estudantes, e a liga Minerva, para os docentes e investigadores.
O coordenador do Gabinete Desportivo da UC (GDUC), Mário Santos, espera criar “oportunidades de prática desportiva, nas várias frentes”. Mário Santos percepciona o desporto como “uma alavanca para outras atividades na formação dos estudantes”. Filipa Godinho salienta que o propósito do evento é, a longo prazo, “ajudar cada uma das faculdades a terem ligas internas, para se apurarem para os JUC”.
Como incentivo à participação, a comunidade estudantil tem inscrição gratuita. O coordenador do GDUC espera que, nas próximas edições, “os jogos tenham maior competitividade” e consigam abranger “largas centenas de pessoas”.
