Cidade

FORMEM promove debate sobre empregabilidade na deficiência

Micaela Santos

Iniciativa foca na inclusão de portadores de deficiência no mundo laboral. Objetivo é capacitar formadores e técnicos para um maior apoio desta comunidade. Por Júlia Fernandes e Rita Fernandes 

A Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência (FORMEM) está a promover, em Coimbra, a Academia FORMEM. A iniciativa, que se realiza até dia 26 deste mês, no auditório Lufapo, conta com debates e palestras que abordam a temática do emprego e os desafios da formação profissional do cidadão portador de deficiência. O programa inclui vertentes práticas que conferem a atribuição de um certificado. Os oradores são profissionais do ensino, emprego e apoio a pessoas com deficiência.

O projeto é voltado para técnicos e estudiosos, mas isso não impede o acesso a todos os interessados. De acordo com Raul Rocha, um dos organizadores da iniciativa, a FORMEM tem como objetivo uma maior inserção do cidadão deficiente no mercado de trabalho, por meio da “capacitação das pessoas que apoiam e formam pessoas com deficiência”, explica. É voltado para os formadores uma vez que “já existem instituições que dão apoio aos portadores, mas não aos formadores, técnicos e entidades”.

As atividades consistem em palestras estruturadas, seguidas de espaço para questões abertas. Na perspetiva do organizador é importante que os profissionais da área “possam através de ‘networking’ trazer novas ideias e entrar em contacto com colegas, de forma a partilharem suas experiências e trazer discussões”.

Um dos temas mais importantes desta edição é a avaliação de capacidade dos indivíduos com deficiência. Este foi o tema mais solicitado pelos associados da organização, que preza por uma relação aberta com esses e possibilita um espaço para sugestão de conteúdo. O tópico aliado ao módulo de planeamento visa uma melhor planificação do dia-a-dia e da entrada no mercado laboral.

A organização pretende uma melhoria no apoio e formação prestada a esta comunidade. Para além disso, objetiva uma maior consciencialização da população para com a problemática da deficiência no local de trabalho.

 

[Atualizado a 24/10 às 10h41]

To Top