Cultura

Centro de Artes Visuais homenageia Ana Vieira

Samuel Santos

Instituição acolhe exposição de forma a divulgar o último trabalho da artista. Sociedade, quotidiano e inconsciente refletem as suas produções. Por Paulo Cardoso e Inês Casal Ribeiro

O Centro de Artes Visuais (CAV) acolhe até dezembro uma exposição dos trabalhos de Ana Vieira, artista plástica coimbrense. Esta apresentação permite aos visitantes deambular por vários espaços de forma a fazer uma reflexão profunda sobre a própria obra de arte.

Este projeto tem como objetivo “dar a conhecer os artistas nacionais”, explica Teresa Ponte, coolaboradora do CAV. Neste caso, expõe o trabalho realizado pela artista falecida Ana Vieira, considerado “muito importante no panorama artístico português” indica Teresa Ponte. A artista desenvolveu várias exposições pelo mundo, como em Paris e Roma.

A exposição foi organizada pelos curadores Albano Silva Pereira e Paulo Pires do Vale, que “tentaram mostrar ao público o trabalho geral dela”, sublinha a colaboradora. Ana Vieira tinha como finalidade “trabalhar o vazio, o íntimo de cada um de nós, porque nada se vê com o primeiro olhar”. As obras de arte contêm desafios interpretativos sobre a sociedade, o quotidiano e o inconsciente. A artista introduziu o vazio no mundo, esculpindo-o num “olhar mais demorado sobre cada uma das peças”, esclarece.

A coordenadora apela à participação da comunidade estudantil e restante cidade para conhecer o trabalho da artista que se dedicou até “ao último momento da sua vida”. “A crise que o país e a Europa atravessaram permitiu criar uma mensagem forte nas suas obras”, conclui.

Fotografias: Samuel Santos

To Top