Ensino Superior

Núcleos da AAC apoiam Liga Portuguesa Contra o Cancro

Estudantes unem-se mais uma vez a uma iniciativa solidária. “Diga SIM a esta Causa” é o nome da campanha de sensibilização anual realizada pela instituição. Por Carolina Cardoso

Uma inicitiva que é já habitual todos os anos, o peditório nacional organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) decorre de 29 de outubro a 1 de novembro. Este ano, os Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra (AAC) juntam-se a esta organização, no apoio à divulgação da causa.

A coordenadora dos Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra, Elisabete Santos, afirma que “faz todo o sentido que todos os núcleos se associem a esta causa, tornando-a mais próxima dos estudantes”. O apoio por parte dos núcleos cinge-se à divulgação dos peditórios de ajuda financeira e também à promoção da forma como os estudantes se podem associar à LPCC. Assim, “a difusão desta iniciativa tem sido feita através das redes sociais, da afixação de cartazes e da distribuição de ‘flyers’”, acrescenta a coordenadora.

A AAC aceitou o convite da LPCC uma vez que “é importante alertar os estudantes para a questão do voluntariado”, afirma Elisabete Santos, visto que tratam-se de informações a que muitas das vezes “não têm fácil acesso e, assim, através de representantes da sua confiança, é mais simples chegar até eles”. Magda Portulez, membro da LPCC, realça que “tem havido maior adesão por parte dos estudantes, sendo que toda a ajuda é bem-vinda”. Segundo a mesma, já existira antes uma colaboração entre a associação solidária e a AAC, através do programa des.LIGA, integrado nas atividades antes da Queima das Fitas.

“A campanha deste ano desenvolveu-se sobre o mote «Diga SIM a esta Causa», e visa sensibilizar os portugueses para que possam dizer sim a um conjunto de áreas de atuação da LPCC, à investigação, ao rastreio e à prevenção, através do peditório nacional”, diz Magda Portulez.

Em relação a projetos semelhantes para o futuro, Elisabete Santos declara que “para já não, este foi um projeto pontual, mas é sempre uma causa na qual a AAC e os núcleos podem colaborar”. “O peditório é a fonte de financiamento mais importante da instituição para dar resposta a um conjunto de pedidos de apoio frequentes e é também um veículo de divulgação do que a LPCC faz”, refere Magda Portulez. Apesar de toda a divulgação, a LPCC carece ainda de voluntários para o peditório.

Fotografia: Arquivo

To Top